quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Português com trabalhos

     Redige um texto expositivo-argumentativo, de 200 a 300 palavras, sobre a seguinte afirmação: o teatro é fundamental na formação do cidadão.  

      Fica-se-me a meio-termo o ponto de vista meu à afirmação antes apresentada, pois não se trata necessariamente de um fundamentalismo, mas algo que não ultrapassa o além da utilidade.
     Creio que o teatro ajuda o cidadão a refletir, a apreender e a melhor saber os assuntos nele encenados, não implicando de forma alguma que quem não o veja, não saiba de um outro modo; com isto é meu objetivo proferir que não é por nunca termos frequentado um teatro que dessa forma deixemos de ter bens aculturais.
      Mas não me fico só pelos que não vão, pois quem vai, por vezes, só tem cousas a desapender com a atuação, ora pelo tema em questão que fora mal abordado, ora por incompetência dos figurantes ou encenadores, ora ainda de qualquer outro meio que faça da peça um desagrado total.
      Todavia, o teatro não é, de forma alguma, negativo. De certo, é algo que influencia o espetador, podendo dar-lhe uma exuberância de novos aprenderes, inversamente ou ainda com pouca interação, ficando-se pelo centro. Inúmeres sensações que se ficam bem àquem das minhas imaginações pela vastidão de hipóteses e de apenas suposições ou relatos já me vistos.
      Assim, podemos apontar ao teatro vantagens e desvantagens, estas que se relacionam como havia dito com o tema ou a estrutura da peça, cujo acréscimo ainda ponho no valor excessivo de algumas encenações, valor este, às vezes, surreal. Contudo, é meu ver e com isto espero que o vosso também o seja, que se levanta, sem alguma dúvida, as positivas cousas dele, como o caso de algum preço mínimo como troca a um exímio espetáculo. 
      Cesso, agora, entuando-vos, confio, que não é meu querer redimir a importância do teatro, apenas recito que dele existem bons e maus exemplos e que é algo perfeitamente dispensável da vida dos que nele não se podem inserir, com pena, pois em analogia esses poucos teriam melhor proveito dos muitos, talvez. Assunto para ocasião outra. Não vivam como Arthur Schopenhauer que aponta o facto de "não se ir ao teatro ser como uma toilette sem espelho", logo que dica se faça que visita aconteça, sem dependência, pois já Charles Chaplin proferia que "a vida é uma peça de teatro que nem ensaios permite"

    Sem comentários:

    Enviar um comentário